Arte em jornal
Uma das matérias primas mais acessíveis e ainda ignoradas é o jornal. Não importa se você é assinante, se você é um leitor assíduo ou se trabalha no ramo do jornalismo, o fato é que todos os dias você esbarra com esse produto e muitas vezes nem se dá conta.
O artesanato com materiais recicláveis encontrou uma nova forma de aproveitar esse papel, que até então era descartado pela maioria dos leitores ou assinantes. A criatividade dos artistas rompeu limites no que diz respeito à versatilidade do jornal. Peças como cestarias, bonecos, caixas, quadros e uma infinidade de outros objetos podem ser confeccionados a partir de canudos, colagem ou massa produzidos a partir do papel jornal.
A utilização de tinta é uma opção. A mistura de letras, padrões e cores é capaz de produzir efeitos gráficos que muitas vezes já se tornam arte por si só. Mas o papel aceita muito bem a pintura. Tintas acrílicas, gouache, PVA e toda a diversidade de tipos de tintas podem ser aplicadas sobre as peças confeccionadas com esse material. A decoupage amplia as possibilidades de decoração e o envernizamento com cola ou mesmo vernizes diferentes ainda tornam a peça ainda mais sofisticada e durável.
Desde simples fruteiras até os bonecos do carnaval de Olinda são produzidos com jornal. Isso mostra a variedade de opções que o material proporciona nas mãos de artistas dedicados, que transformam o papel nas mais inesperadas obras de arte.
A produção de peças a partir de um material com preço quase zero é um fator a se considerar caso o artesanato venha a ser uma fonte de renda para a família. Criar peças a partir deste material aumenta a margem de lucro, uma vez que o investimento em tintas e pincéis é bem pequeno, além de ser um investimento em material de consumo prolongado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário