Sua técnica é bastante clara e o vídeo abaixo apresenta, de forma simples, uma das maneiras de se pintar rosas, que é um tabu entre os artesãos que se aventuram nas técnicas de pintura em geral. Eliane Nascimento mostra, em meio à convivência com seus vizinhos e com um samba ao fundo para descontrair, um jeito bem carioca de pintar, deixando bem claro que quando o artista se entrega ao que está fazendo, nenhum problema se torna tão grande que não possa ser encarado com bom humor e tranquilidade.
Neste vídeo Eliane utiliza os pincéis chatos largos e tintas coral, vermelho, terra queimada, sépia, rosa e branco. Note que as cargas de tinta são sempre realizadas em um dos lados do pincel, favorecendo a colocação e espalhamento da tinta, de acordo com os efeitos de matiz que a artista deseja. Embora Eliane não tenha mencionado a tinta que utilizou para sombrear a base da rosa, aparentemente ela usou a tinta sépia, que é a mais escura das que ela menciona durante o vídeo.
Os cortes das pétalas, realizado com as tintas rosa e branco, são realizadas com grande habilidade pela artista. Este resultado requer um pouco de prática, mas observando o vídeo é possível executar a técnica e desenvolver a habilidade. O trabalho com as tintas ainda úmidas permite uma maior mesclagem entre as cores, tornando a pintura suave e permitindo a homogeneização das áreas de sombra e luz. Aproveite a aula de Eliane Nascimento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário