Vitral fácil


Você já viu aqueles vitrais elaborados, coloridos e que parecem que levaram meses para serem feitos?  Pois é...  Aqui vai uma dica para você fazer vitrais de uma forma fácil, econômica e com um resultado que surpreende.  Você vai precisar só de tinta vitral nas cores que você escolher, tinta dimensional e uma placa de vidro.  Viu que simples?
Veja o passo a passo:


Passo a passo

1 -  Escolha o risco que você quer fazer no vitral e prenda com fita adesiva no vidro;
2 -  No lado oposto do vidro, contorne com a tinta dimensional, tomando o cuidado para que os encontros entre os riscos fiquem com a tinta dimensional bem aderida ao vidro.  Se não tomar este cuidado, quando colocar a tinta vitral ela vai escorrer pelas frestas;
3 -  Aguarde a secagem da tinta dimensional e
4 -  Comece a preencher com a tinta vitral.

Algumas dicas:

1 -  Para ter certeza de que os encontros entre os traços estão com a tinta dimensional bem aderida ao vidro, você pode utilizar um palito de dentes para pressionar estes encontros.  Faça isso com cuidado para não deformar o traço.  Basta encostar o palito no encontro dos traços para que a tinta encoste no vidro, caso ainda não tenha encostado.
2 -  Você não precisa esperar uma cor secar para depositar outra cor.  Você pode preencher áreas que não sejam adjacentes. 
3 -  Se você pintar áreas adjacentes com cores diferentes pode correr o risco de as cores se misturarem.  Neste caso, é melhor aguardar a secagem para poder depositar a outra cor.
4 -  Para pintar com a tinta vitral você pode utilizar pincéis, mas a tinta vitral precisa de um solvente orgânico para a limpeza.  Neste caso, para limpar os pincéis você vai precisar de thinner ou outro solvente forte.  Mas para evitar este trabalho, você pode depositar a tinta utilizando palitos de churrasco.  Dessa forma você não precisa se preocupar em lavar os pincéis depois de terminado o trabalho.  Basta molhar o palito na tinta e deixar escorrer sobre a área que você quer preencher.  Esse método garante uma cobertura uniforme, já que a tinta se espalha pela superfície e não aparecem os riscos das cerdas do pincel.
5 -  Se você quiser que o risco saia exatamente como está no papel, tem que riscar o avesso e utilizar este lado para se orientar no trabalho.  O fato de usar a tinta dimensional no outro lado do vidro faz com que o desenho fique espelhado.
6 -  Dê preferência para desenhos que não sejam muito detalhados, pois com a tinta dimensional não dá pra desenhar detalhes muito minuciosos.  Pesquise os desenhos para vitral, que já são feitos com essa finalidade.
7 -  As tintas vitral são miscíveis entre si, ou seja, você pode combinar as cores para formar outras cores.  Você pode, por exemplo, usar o amarelo para clarear uma área na cor laranja, depositando o amarelo na área que deseja clarear.  Você pode usar o mesmo recurso para escurecer as áreas.
8 -  Você pode usar vidro liso ou vidros com textura.  Os vidros com textura tem um dos lados liso, onde você deve trabalhar com a tinta dimensional e a tinta vitral.  Este tipo de vidro dá um efeito extra ao trabalho.

Veja outros modelos de vitral e se inspire para fazer o seu.  Bom trabalho e até o próximo artigo!


vitral

vitral

vitral

vitral

vitral

vitral

Nenhum comentário:

Postar um comentário