Um dos fatores que mais
compromete o artesão é a finalização das suas peças. Para que o seu nome seja reconhecido como
produtor de peças de qualidade, é fundamental que as suas criações tenham um
excelente acabamento. É muito importante
entender que a finalização envolve os arremates, a matéria prima utilizada e a
apresentação do seu produto.
Imagine que você pintou
um pano de prato e que a sua pintura ficou a coisa mais perfeita deste
mundo. Agora imagine que você costurou
uma bainha super torta, com pontas de linha aparecendo e fez um barrado com um
tecido que não tem nada a ver com a sua pintura. Agora imagine que você, ao invés de dobrar
este pano de prato e deixar a pintura à mostra, você embolou ele de qualquer jeito
e colocou num saco de plástico e deu um nó.
Vamos combinar que vai ser muito difícil você convencer alguém que o seu
pano de prato é um produto bacana, né?!
Agora vamos imaginar
que você fez uma bainha caprichada, aparou todas as pontas de linha e fez um
barrado coordenando as estampas e as cores do tecido com a pintura (dá uma olhada neste artigo). Imagine que você tomou o cuidado de planejar
um jeito de dobrar o seu pano de prato de forma que a pintura fique à mostra
para que o cliente possa ver sem ter que abrir.
Imagine ainda que você fez um fechamento caprichado, colocando o pano de
prato dentro de um saco plástico e com uma etiqueta fechando este saco. Ou ainda que você tenha colocado este pano de
prato em um outro tipo de embalagem, que possa ser usada como embalagem de
presente. Aí sim! Dificilmente seu produto não será visto com
os melhores olhos e certamente a propaganda boca a boca vai ser muito positiva
para você.
E assim funciona com
todo tipo de artesanato. Pintura, MDF,
origami, tricô, crochê, biscuit, EVA e tudo o que você imaginar. E não custa tomar alguns cuidados para
melhorar a sua apresentação e o seu faturamento, né?!
Ah, sim! E não pense que esses cuidados vão fazer você
lucrar menos. Muito pelo contrário! Um produto bem acabado em uma embalagem que
valoriza a apresentação só tem ganhar. Qualquer
investimento que você faça no acabamento e na apresentação deve ser considerado
como custo de produção. Boa sorte com
suas vendas e até o próximo artigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário