Molde vazado ou stêncil

Uma das técnicas que mais facilitam a pintura dos mais diversos materiais é a utilização de molde vazado ou stêncil, como preferir.  O stêncil nada mais é do que um desenho recortado em uma folha, de preferência de material impermeável, que permite a aplicação da tinta e a obtenção dos formatos que vão compor a pintura.

Esta técnica é especialmente útil se você pretende fazer o mesmo desenho várias vezes.  A utilização do stêncil permite uma padronização de formas e tamanhos, promovendo uma linha de produção mais uniforme e agilizando o trabalho do artesão.
Entre os materiais mais utilizados para a confecção artesanal de moldes vazados, estão a chapa de acetato, dessas utilizadas em radiografias e o papel parafinado.  O acetato é um pouco mais difícil de trabalhar, uma vez que o ideal é retirar toda a química que dá a cor preta à chapa.  Essa extração é feita deixando a folha de molho em água sanitária e esfregando para a retirada desse material.
Outra forma de confeccionar o seu stêncil é utilizando uma folha de papel parafinado, que nada mais é do que uma folha de papel comum com parafina aplicada a quente sobre ele.
Os moldes vazados podem ser utilizados para pintar cerâmica, tecido, vidro, madeira e uma série de outros materiais que possam ser pintados.  Mas é importante prestar atenção nos tipos de tinta para cada superfície.  Devem ser utilizadas tintas de acordo com a superfície a ser pintada.
Abaixo você encontra alguns motivos para fazer seus moldes.  Estes arquivos estão em formato A4 e os desenhos podem ser ampliados, de acordo com a necessidade.  Você pode também criar seus moldes imprimindo desenhos obtidos nos diversos sites na internet.  Bom trabalho pra você!

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário