Se você já leu o artigo As cores complementares, certamente entendeu a grande utilidade deste conhecimento para obter profundidade, definindo áreas de luz e sombra nos seus trabalhos. Mas como eu posso utilizar as cores complementares para definir essas áreas?
Você já ouviu vários professores de pintura falando em iluminar as folhas, ou sombrear o trabalho, ou ainda em dar profundidade ao desenho. Mas o que isso quer dizer na prática?
Em qualquer trabalho de pintura, seja em tecido, em tela, em caixas, em paredes ou em qualquer outra superfície plana o nosso desenho só terá duas dimensões: altura e largura. Isso quer dizer que o desenho, mesmo quando feito na perspectiva correta e se não for preenchido com cores que dêem a ilusão de profundidade, transmite a sensação de um objeto que é bidimensional, ou seja, só apresenta altura e largura.
Observe a imagem acima (clique na imagem para ampliar e ver melhor). Na imagem à esquerda, colorida, o gato aparece nitidamente deitado na grama entre as folhas da vegetação ao seu redor. Agora observe a diferença da imagem à direita, em preto e branco, onde o gato se mistura com o resto do desenho.
A imagem à esquerda permite uma melhor distinção da profundidade da cena por causa das cores e áreas de luz e sombra, o que não se vê na imagem da direita, que foi produzida apenas em tons de cinza. Daí a importância de conhecer o círculo cromático e as cores complementares e análogas. É a partir desse conhecimento que o artista vai determinar que cores serão utilizadas nos seus trabalhos, bem como as cores complementares que ele utilizará para trabalhar as áreas de sombra.
Agora observe a imagem da maçã acima. Quando você pensa em maçã, automaticamente vem a cor vermelha no pensamento. Isso é uma convenção que carregamos desde as primeiras séries da escola. Mas observe que a maçã da imagem abaixo apresenta tons de amarelo, marrom, vermelho, sem mencionar os efeitos de brilho e o sombreamento. Esse sombreamento da imagem é que permite provocar a sensação de profundidade que muitos artistas falam. Perceba que nas áreas de sombra do vermelho a cor responsável por essa sensação é um vermelho mais escuro, mais "fechado" como se costuma dizer. Esse tom é obtido através da mistura do vermelho utilizado nas áreas mais claras com um verde, que é a cor complementar do vermelho. Da mesma forma, na área amarela existe uma sombra, que é obtida através da mistura do amarelo utilizado naquela área com o roxo, que é a cor complementar do amarelo.
Faça alguns testes com desenhos que você tem aí na sua casa para definir áreas de luz e sombra. Para começar você pode fazer trabalhos mais simples com esferas. Dessa forma você vai se acostumar com a mistura das tintas e a sua distribuição nas áreas mais ou menos iluminadas.
Bom trabalho e até breve!
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