Historicamente há registros de trabalhos realizados com esta técnica já nos séculos XVI e XVII (dezesseis e dezessete). Basicamente o trabalho consiste em utilizar tiras de papel, enrolando-as e modelando formas e figuras a partir de formas básicas, como círculos, gotas, triângulos, etc. Com esta técnica é possível elaborar quadros, painéis, cartões e mesmo objetos tridimensionais, como bijuterias, móbiles e esculturas, por exemplo.
Atualmente há diversos artistas que se dedicam exclusivamente à arte do quilling, produzindo peças que parecem pintadas, mas que provocam grande surpresa quando são examinadas mais de perto e mostram toda a complexidade nas suas formas e dimensões. Apesar de ser um trabalho relativamente simples, que utiliza poucos materiais, a técnica do quilling exige muita paciência e dedicação.
Em breve estarei divulgando aqui no blog alguns artistas que trabalham com esta técnica e algumas aulas encontradas no Youtube. Por hora, deixo alguns exemplos de trabalhos realizados a partir desta fantástica técnica com papel e cola. Até o próximo artigo!
Trabalho que exige tecnica, paciencia e uita criatividade. Maravilhoso.
ResponderExcluir