Eu fico impressionado como a internet traz coisas boas pra quem sabe aproveitar. E o melhor é que quando alguma coisa é publicada na internet, cedo ou tarde acaba chegando pra gente. Passeando pelo Pinterest eu vi uma idéia sensacional para quem usa pompons, daqueles feitos com lá, sabe?! Nunca tinha pensado em fazer pompons em série, mas agora, sempre que precisar de mais de um, já sei como produzir mais em menos tempo.
Se você usa essas pequenas bolinhas de lã nos seus trabalhos, dá uma olhadinha no passo a passo aí embaixo e me diz se é ou não é uma excelente idéia. Até o próximo artigo!
Você vai precisar de:
- Uma mesa de centro ou outro móvel para servir de apoio;
- Lã, que pode ser de uma única cor ou de várias cores;
- Linha de bordar para amarrar os pompons; e
- Tesoura.
Amarre a ponta da lã em uma das pernas do móvel.
Comece a enrolar a lã em volta das pernas do móvel. É uma ótima idéia ter crianças por perto para ajudar nesta tarefa...
Enrole bastante lã para conseguir pompons com um formato bacana. Você pode apertar o feixe de fios para estimar o volume dos pompons.
Quando achar que já tem lã o suficiente, amarre a ponta em uma das pernas do móvel.
Agora você deve amarrar o centro dos pompons. Corte pedaços da linha de bordar de mais ou menos 25 cm, na quantidade de acordo com o número de pompons que vai fazer e comece a amarrar o feixe de lã. Para manter uma uniformidade no tamanho dos pompons, você pode usar um gabarito, como um arame desses de embalagem de pão de forma ou outra coisa que sirva para determinar os intervalos entre as amarrações. Amarre a linha de bordar com bastante firmeza e bem apertado, pois isso é fundamental no formato dos pompons.
Depois que você amarrar toda a extensão do feixe de lã, você vai ter alguma coisa parecida com isso:
Nas pontas, meça a metade do gabarito que você usou para fazer as amarrações. Dessa forma você vai ter pompons uniformes em toda a extensão do feixe de lã.
Agora você tem um cordão como este:
Corte o feixe entre as amarrações, tendo o cuidado de medir o meio entre as amarrações. Para facilitar, corte feixes menores de lã, mas tenha cuidado para cortar todo o feixe na mesma direção. Assim você vai evitar que seus pompons fiquem cheios de pontas.
Depois de cortar entre as amarrações, você terá pompons como estes abaixo. É importante lembrar que a quantidade de voltas que você deu nas pernas do móvel é que vão determinar a estrutura dos seus pompons. Se você achar que ficaram com pouco volume, dê mais voltas.
Agora é hora de aparar os pompons. Segure cada um pelo centro, com os dedos polegar e indicador, conforme a figura abaixo. Cuide para não cortar a linha de bordar que você usou para amarrar os feixes de lã, pois eles vão servir para você pendurar os seus pompons.
Depois de aparados, os seus pompons devem estar parecidos com este:
Repita os processos de acabamento em cada um dos pompons.
Para fazer uma guirlanda, você pode unir os pompons com um fio diferente, ou utilizar a mesma linha de bordar que usou para fazer as amarrações.
Apare os fios de amarração do centro.
Atravesse pelo meio dos pompons com o fio escolhido para a guirlanda e uma agulha.
Ajuste a distância entre cada pompom e dê uma laçada com a agulha e o fio da guirlanda. Agora é só pendurar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário