O efeito das cores no humor

Você já reparou que quando acorda de bom humor quer vestir uma roupa mais colorida, mais vibrante?  E que quando está meio triste a tendência e usar roupas escuras?  Pois saiba que isso não é coincidência ou que isso acontece porque sempre foi assim.  Tudo isso acontece por causa dos efeitos psicológicos que as cores manifestam no ser humano.
Desde muito pequenos que já temos afinidade com algumas cores.  O nosso temperamento, a nossa educação e a nossa personalidade são alguns fatores que determinam qual é a nossa cor preferida e de qual cor nós não gostamos.  Uma pessoa que goste muito de vermelho provavelmente vai revelar uma personalidade ativa, agitada e decidida.  Já uma pessoa que goste muito de azul marinho provavelmente vai mostrar um temperamento mais tranquilo, mais introspectivo e observador.
Você já deve ter lido o artigo "A temperatura das cores" aqui no blog.  Se não leu, dá uma olhadinha clicando no título do artigo ali.  Isso vai facilitar a visualização do que é falado aqui neste artigo.

psicologia das cores
Olhando o círculo cromático você observa de um lado as cores quentes e do outro lado as cores frias.  As cores quentes, que vão do amarelo ao vermelho, passando pelos tons de laranja e suas variações, são cores que remetem à atividade, ao calor e ao elemento fogo.  Já as cores frias, que vão do verde ao violeta, incluindo o azul e todas as suas tonalidades são cores que lembram a água, a introspecção e o repouso.  Vejamos algumas cores e seus efeitos no nosso humor.

Amarelo

O amarelo é uma cor que remete ao verão e ao sol.  É a cor mais luminosa do disco cromático e representa o ouro, o dinheiro e os estudos.  O amarelo é uma cor que promove bom humor e incita à ação.  É uma cor que deve ser utilizada para motivar, para animar e para alegrar um ambiente.  O excesso de amarelo pode causar ansiedade, uma vez que é uma cor muito vibrante.

Vermelho

O vermelho é tradicionalmente a cor da paixão, do perigo e da sensualidade.  É a cor que lembra o coração, o sangue e a elegância.  Esta é uma cor quente, que também agita os ânimos, mas que direciona para a sensualidade e a paixão.  Também é a cor da realeza.  Os reis e rainhas do mundo todo não dispensavam a utilização de mantos e tapetes vermelhos nas cerimônias mais elegantes promovidas pela corte.

Azul

O azul é uma cor fria e remete à reflexão.  Por ser uma cor associada ao céu e aos oceanos, ela lembra a profundidade e o infinito, levando à introspecção, à contemplação e ao pensamento reflexivo.  O azul é uma cor que transmite tranquilidade e calma, mas que também pode provocar sensações negativas associadas à solidão e ao recolhimento.

Laranja

O laranja, por ser uma mistura entre o amarelo e o vermelho, é uma cor que também remete ao verão e ao calor.  É uma cor associada à fidelidade.

Violeta

O violeta e o lilás são cores que remetem à espiritualidade e ao misticismo.  Também são cores associadas à delicadeza, ao equilíbrio e à religiosidade, à sabedoria, à inteligência e também a emoções negativas como violência e degradação.

Verde

O verde é uma cor fria, associada à calma, ao crescimento e à saúde.  É uma cor que deve ser utilizada com cuidado, pois o seu excesso produz uma sensação de angústia e ansiedade.

Branco

O branco é, na prática, a ausência de cores e em teoria é a mistura de todas as cores.  Nos trabalhos artísticos a cor branca remete à paz, à tranquilidade, à limpeza, à inocência e à pureza.  Nas pinturas, é uma cor muito utilizada para iluminar os temas, possibilitando trabalhar com os jogos de sombra e luz que vão dar a sensação de profundidade à pintura.

Preto

O preto é uma cor sóbria e tradicionalmente reflete tristeza, solidão e luto.  Por outro lado, o preto também é a cor da elegância e do luxo.  Ao contrário do que muitos iniciantes pensam, praticamente não se utiliza preto para determinar as áreas de sombra nas pinturas.  Este efeito é obtido a partir das cores complementares.

Cinza

O cinza, por si só, é uma cor que remete à tristeza, ao abandono e à angustia associada à falta de atividade.  A sua combinação com outras cores faz com que sua influência sobre o humor praticamente desapareça, tornando-o uma cor neutra e sem maiores influências.

psicologia das cores
As cores são a maior relíquia à disposição do artista.  A sua utilização com consciência e equilíbrio permite a produção de obras que prendem o interesse de quem vê.  É preciso utilizá-las com sabedoria, pois a sua presença em uma peça vai provocar determinados sentimentos da mesma forma que o seu uso indiscriminado pode fazer com que o resultado pretendido seja o oposto.
Neste artigo foram descritas algumas das sensações provocadas pelas cores, mas o assunto não está esgotado aqui.  Eu recomendo que você faça mais pesquisas e obtenha mais informações, obtendo assim um conhecimento que permita utilizar o círculo cromático da forma mais eficiente para o seu trabalho.
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário