Tecido

Patchowork na Decoração

 

patchwork

Que tal contrastar o design moderno com referências artesanais?  O Patchwork é uma alternativa charmosa para apostar na decoração contemporânea.  A técnica ganhou novas perspectivas nas mãos da designer Ana Morelli. Inspirada por sua paixão por tecidos e estampas, a artista fez dos retalhos instrumento para a produção de um trabalho único e singular.
Com olhar inovador, a artesã faz uma releitura de peças tradicionais e dá forma a composições exclusivas numa mistura de cores, padrões e texturas. Banquetas, colchas, poltronas, bancos, revestimentos e almofadas surgem em versões encantadoras.




patchwork

patchwork

patchwork


 

Passarinho de Tecido

passarinho de tecido


Uma ótima idéia para enfeitar qualquer ambiente, em qualquer época, é este passarinho de tecido.  Estes foram confeccionados com feltro, mas podem ser feitos com outros tipos de tecido, misturando cores e combinações de materiais diferentes.  Você pode, por exemplo, utilizar pequenos botões para fazer o bico e os olhos ou usar tecidos diferentes para fazer as asas.  Veja abaixo como fazer.

Materiais:

   -  Tecido ou feltro;
   -  Manta siliconada;

   -  Linha de bordar;
   -  Agulha;
   -  Tesoura e
   -  Molde.

Passo a passo:

passarinho de tecido

Recorte as peças e use a linha e agulha para costurar com alinhavos as partes do corpo, de acordo com o indicado no esquema de montagem.  Faça os detalhes dos olhos com a linha de bordar ou com botões.  Costure as laterais do corpo, deixando uma abertura para fazer o enchimento.  Preencha com manta siliconada e feche o corpinho com pontos invisíveis.  Dobre o lado reto do rabinho e prenda no corpinho com pontos invisíveis.



Com este projeto você pode construir móbiles, criar guirlandas e montar arranjos de porta de maternidade, entre uma infinidade de idéias para decorar os mais diversos tipos de ambiente.  Em breve postarei mais artigos por aqui.  Bom trabalho!

passarinho de feltro

 

Ratinho de Tecido



ratinho de tecido


Navegando pela internet eu esbarrei com este projeto no site de Martha Stewart e, mesmo sabendo que algumas pessoas sofrem de musofobia (medo de ratos), achei uma ótima idéia para quem gosta e tem gatos como companheirinhos de estimação. O projeto é simples e pode ser executado com materiais que você provavelmente tem em casa como retalhos e apetrechos de costura. Este ratinho será um ótimo brinquedo pro seu gatinho e vai render horas de boas risadas e divertimento em família. Vamos ao projeto.

Materiais 

-  Retalhos de tecido sortidos (lã, algodão, veludo de algodão, etc);
-  Ferro de passar;
-  Entretela com cola;

-  Utensílios de costura, como manta siliconada, linha de bordado, agulha de bordado e
Molde.

Passo a Passo


1. Imprima as peças do molde e corte conforme as indicações:
  
-  Lado (side):  corte duas peças no mesmo tecido; 
-  Orelhas (ear):  corte duas peças no tecido colado;
-  Fundo (bottom):  corte uma peça em tecido diferente.

Para cortar as peças que forma os lados do rato, dobre o tecido ao meio e sobreponha o molde.  Risque o molde e corte no tecido dobrado.  
Para fazer o rabinho, corte uma tira de 2,5 cm x 10 cm (pode ser usada uma tira de viés para fazer o rabo).  Para as orelhas, cole 2 tecidos diferentes utilizando ferro e entretela com cola. Cortar as orelhas no tecido colado.






2.  Dobre a tira de 10 cm ao meio, posicionando o lado direito com o lado direito e costure ao longo do comprimento, deixando as extremidades abertas.  Vire o rabinho para o lado direito.  Costure as peças laterais (direito com direito) pela parte de cima.  Em seguida costure as laterais ao fundo, deixando uma abertura de 2 cm na parte de trás.















3.  Vire o rato , deixando as costuras para dentro.  Preencha o corpo com a manta siliconada e posicione o rabinho no local.  Prenda o rabinho e costure a abertura com pontos invisíveis.  Dê um nó no final do rabinho.














4.  Dobre as orelhas ao meio e prenda-as ao corpo com pequenos pontos invisíveis.   Marque a posição dos olhos com uma caneta e borde os olhos e o nariz com pespontos, utilizando a agulha e linhas de bordar.
Está pronto o seu ratinho.  Agora é só chamar as crianças e o gato para a brincadeira.

7 comentários: