Reciclagem

Porta velas reciclado

Olha só que idéia bacana!  Uma tábua, um pouco de tinta e aquelas colheres esquecidas na gaveta e que já não fazem par com nada.  Com poucos materiais você pode criar porta velas personalizados e que vão decorar com um ar de irreverência a sua casa.Você pode pintar um pedaço de tábua, destes que sobram nas construções.

porta velas reciclado

Para isso você só precisa de um pincel e um pouco de tinta que pode ser qualquer uma a base de água, como látex, pva ou até mesmo gouache.  Aplique a tinta sobre a madeira lixada, espere secar e lixe novamente para que desgaste a tinta e apareça um pouco da madeira.  Se quiser, pode utilizar um verniz para proteger a pintura.  Depois basta fazer um arranjo com as colheres (ou qualquer outro objeto que lhe venha à mente) e fixar na tábua já pintada.Você pode utilizar xícaras, pires, conchas, copos e diversos outros objetos que estejam buscando uma nova utilidade aí na sua casa.  Deixe a criatividade se soltar e faça belos enfeites para sua casa, com uma utilidade extra para iluminar o ambiente.  Até o próximo artigo!

 

A versatilidade do jornal

Não faz muito tempo os artesãos do mundo todo começaram a utilizar os materiais que antes ia para o lixo e transformá-los em verdadeiras obras de arte.  A partir de madeira, CDs, latas, garrafas e papéis os artistas colocam sua criatividade para trabalhar a favor da Natureza.
O jornal é um dos materiais mais versáteis nessa jornada criativa.  Com ele é possível executar trabalhos de colagem, cestaria e papietagem, entre outras técnicas, e produzir peças realmente belíssimas.  A partir de canudos produzidos com jornal é possível confeccionar fruteiras, souplats, cestos nos mais diversos formatos, luminárias e até móveis.
A maleabilidade do papel jornal e a sua capacidade de absorver vários tipos de acabamento são fatores que transformam essa matéria prima em um tesouro para o artista.  As peças podem ser pintadas, envernizadas, coladas e transformadas das mais diversas maneiras.
Atualmente existem vários tutoriais disponíveis em vídeo na internet que ensinam o passo a passo das técnicas de artesanato com jornal.  Mas trabalhar com jornal não é um trabalho banal, muito pelo contrário!  O cuidado com a qualidade deve começar com a separação do material a ser utilizado.  Dessa forma o resultado final tem maiores chances de apresentar uma aparência uniforme e harmoniosa.  Outro cuidado importante é com a confecção de canudos.  Nesta etapa, só a prática pode levar a produção de canudos de jornal uniformes, o que é crucial para que se obtenha uma peça também uniforme e com um bom acabamento.
Se você gosta de artesanato, talvez esta seja uma boa hora para você diversificar as suas técnicas fazendo trabalhos com jornal.  O material é barato, fácil de trabalhar e com certeza você tem fácil acesso aí na sua região.  Além disso, o jornal pode ser pintado com praticamente qualquer tipo de tinta ou corante, desde tintas PVA, passando por anilinas, até tintas acrílicas, a óleo ou esmalte.  Uma outra opção é não pintar, deixando as letras e figuras aparecendo e compondo um efeito gráfico que também fica muito interessante.  A sua criatividade é que determina o acabamento!
Abaixo algumas imagens disponíveis na internet que podem te inspirar a se aventurar nessa nova técnica.  Afinal, não há limites para expressar a sua arte...

 

Flores confeccionadas com embalagens longa vida 

A artesã Irene Sarranheira é uma talentosa artista que transforma materiais recicláveis em belíssimos objetos, como caixas para presente, porta-recados, velas, entre outros utilitários. Irene se define como crafter/designer, o que define bem a sua versatilidade em criar as peças a partir de materiais de fácil acesso e com resultados que surpreendem. Proprietária do Emporium Sarranheira, a artesã define a sua missão como inspirar pessoas a acreditar no seu próprio potencial, partilhar conhecimentos e promover o aprendizado em conjunto, além de incentivar o empreendedorismo e a fé nos próprios sonhos. Abaixo o vídeo onde ela ensina a execução de flores de papel a partir da reciclagem de embalagens longa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário