A Mistura de Cores na Prática


Como eu disse no artigo Os Materiais Para Pintura em Tecido, neste artigo eu vou publicar algumas misturas de cores que são mais utilizadas pelos artesãos e artistas em geral.  Mas antes eu preciso fazer uma consideração importante:  o que são tintas miscíveis?
O nome é um tanto esquisita, né?!  Miscível?  Afinal de contas o que é isso?  Miscível é propriedade daquilo que pode ser misturado, ou seja, que dá pra misturar duas coisas diferentes e conseguir uma terceira mais diferente ainda.  E essa é uma propriedade das tintas em geral.  Mas todas as tintas são miscíveis?  Não exatamente!  Por exemplo, misturar uma tinta a óleo usada para pintar telas com uma tinta para tecidos não vai dar certo.  Mas por que?  É bem simples:  porque os solventes usados em cada uma dessas tintas não se misturam, então as tintas também não vão se misturar.  O solvente usado na tinta a óleo é, geralmente, o óleo de linhaça, enquanto o solvente da tinta para tecido é a água.  Como água e óleo não se misturam por natureza, as tintas com essas propriedades também não vão se misturar.

Por outro lado, se você tentar misturar uma tinta para tecido com uma tinta látex, usada para pintar paredes, elas vão se misturar, já que ambas são solúveis em água.
Mas vamos ao que interessa:  como misturar as tintas e que cores eu devo misturar para obter as cores que eu quero?


Na imagem acima, retirada do site Cake Beats, fica bem evidente o comportamento das cores quando são misturadas. Observe na primeira linha (Linha A), que tem nas extremidades as cores 100% amarelo e 100% vermelho.  É possível perceber que conforme vamos retirando amarelo e acrescentando vermelho, vamos obtendo tons de laranja e nos aproximando do vermelho.  Na linha H, onde a primeira cor é 100% laranja (obtida com 95% de amarelo e 5% de vermelho), podemos ir retirando laranja e acrescentando vermelho que o comportamento é o mesmo:  o laranja vai ganhando tons mais avermelhados.  Assim funciona a mistura de cores:  é preciso ir juntando as partes até se obter o tom desejado.
Eu recomendo que você sempre comece pela cor mais clara e vá acrescentando a cor mais escura para fazer as suas misturas.  Se você quiser um verde, comece pelo amarelo e vá acrescentando o azul aos poucos.  Se você quiser um violeta, comece pelo azul e vá juntando o vermelho aos poucos.  E assim por diante.
Da mesma forma as misturas podem ser feitas pra clarear as cores, como mostrado na tabela abaixo.  Conforme vamos acrescentando o branco à mistura a cor vai assumindo um tom mais claro.


E é assim que funcionam as misturas de cores.  Se você tiver alguma dúvida, pode postar nos comentários aqui no artigo.  Um abraço, boas misturas e até o próximo artigo!

4 comentários:

  1. Muito interessante essa tabela.Ajuda bastante.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber,quais as cores que devo misturar,pra conseguir o azul cobalto?Alguém aí,pode me ensinar?Valeu!...

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo trabalho, gostaria muito de comprar uma cartela como da demonstração,isto ajudaria muito para levar no local de mistura para comparar as quantidades,já que fica difícil fazer a mesma sem impressora colorida.

    ResponderExcluir
  4. gostaria muito que vce fizesse uma tabela com cores transparentes, ou se ja existe vce demonstra-la

    ResponderExcluir