O Acabamento no Artesanato



Um dos fatores que mais compromete o artesão é a finalização das suas peças.  Para que o seu nome seja reconhecido como produtor de peças de qualidade, é fundamental que as suas criações tenham um excelente acabamento.  É muito importante entender que a finalização envolve os arremates, a matéria prima utilizada e a apresentação do seu produto.
Imagine que você pintou um pano de prato e que a sua pintura ficou a coisa mais perfeita deste mundo.  Agora imagine que você costurou uma bainha super torta, com pontas de linha aparecendo e fez um barrado com um tecido que não tem nada a ver com a sua pintura.  Agora imagine que você, ao invés de dobrar este pano de prato e deixar a pintura à mostra, você embolou ele de qualquer jeito e colocou num saco de plástico e deu um nó.  Vamos combinar que vai ser muito difícil você convencer alguém que o seu pano de prato é um produto bacana, né?!
Agora vamos imaginar que você fez uma bainha caprichada, aparou todas as pontas de linha e fez um barrado coordenando as estampas e as cores do tecido com a pintura (dá uma olhada neste artigo).  Imagine que você tomou o cuidado de planejar um jeito de dobrar o seu pano de prato de forma que a pintura fique à mostra para que o cliente possa ver sem ter que abrir.  Imagine ainda que você fez um fechamento caprichado, colocando o pano de prato dentro de um saco plástico e com uma etiqueta fechando este saco.  Ou ainda que você tenha colocado este pano de prato em um outro tipo de embalagem, que possa ser usada como embalagem de presente.  Aí sim!  Dificilmente seu produto não será visto com os melhores olhos e certamente a propaganda boca a boca vai ser muito positiva para você.
E assim funciona com todo tipo de artesanato.  Pintura, MDF, origami, tricô, crochê, biscuit, EVA e tudo o que você imaginar.  E não custa tomar alguns cuidados para melhorar a sua apresentação e o seu faturamento, né?!
Ah, sim!  E não pense que esses cuidados vão fazer você lucrar menos.  Muito pelo contrário!  Um produto bem acabado em uma embalagem que valoriza a apresentação só tem ganhar.  Qualquer investimento que você faça no acabamento e na apresentação deve ser considerado como custo de produção.  Boa sorte com suas vendas e até o próximo artigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário